Dica Riô: Instituto Moreira Salles

Postado porBia Guimarães em
Dica Riô: Instituto Moreira Salles
Mais uma dica Riô vem chegando e dessa vez viemos falar de um local já velho conhecido para alguns, mas que sempre vale a pena ser revisitado: o Instituto Moreira Salles! Buscando promover o desenvolvimento de programas culturais locais, atua principalmente nas áreas de fotografia, literatura, artes plásticas e música brasileira. O local sempre promove eventos como exposições de fotografia e mostras de cinema. Conta com um acervo impressionante, com mais de 800 mil imagens fotográficas, discos, livros e documentos, e que pode ser acessado em parte pelo seu site.
 
A visita vale a pena começando já pela própria arquitetura da casa, que foi moradia da família Moreira Salles. Um marco do estilo moderno, projeto de Olavo Redig de Campos, une urbanismo e natureza. Foi construída para abrigar uma grande família, porém também receber eventos frequentes. O projeto paisagístico com jardins exuberantes, ficou sob a incumbência de Roberto Burle Marx. A água é um elemento forte no projeto, que traz uma fonte, piscina e um espelho d’água, este com azulejos portugueses magníficos adornando-o. 
 
O Instituto conta com 3 exposições bem diversas no momento. Desenhos originais do famoso quadrinista José Carlos, fotografias de Otto Stupakoff e mapas do Brasil feitos pelo alemão Carl Friedrich, tudo isso o visitante pode apreciar totalmente de graça. O cinema tem apenas duas sessões por dia, mas tem sempre algum filme interessante para fugir do padrão das grandes cadeias. O local é completamente acessível para cadeirantes e também conta com seu  próprio restaurante, o Empório Jardim, que já foi eleito duas vezes como o melhor café da manhã da cidade pelo Comer & Beber da Veja Rio.
 
Ou seja, agradabilíssimo para quem quer um passeio diferente para passar uma tarde e se envolver no cenário cultural do Rio!
 
Com tanta coisa rolando por lá, o melhor jeito de ficar sabendo de tudo é pela página de Facebook do Instituto, ou o próprio site do mesmo.

Postagem anterior